terça-feira, 16 de setembro de 2008

Só videos? Uma reflexão sobre o youtube.

Não vou ficar enumerando as coisas boas - e ruins - que o youtube nos proporciona. Nem vou falar sobre nenhum tipo de revolução da comunicação ou coisa do gênero. Todo mundo sabe que o youtube mudou a velocidade de disseminação dos acontecimentos e que, muitas vezes, ele chega a ser mais rápido que a imprensa, pois enquanto os jornais e as emissoras estão editando - e auditando - suas pautas, um sujeito que estava no lugar certo e na hora certa voltou pra casa só pra subir um vídeo e espalhar para todo mundo. Nada disso é novidade.

Incrível mesmo nessa história toda é a quantidade abissal de prodígios que o mundo escondia antes do advento do youtube. Lembra como tomávamos conhecimento da existência de prodígios? Era sempre pelo Fantástico, pelo programa do Jô Soares e coisas do gênero. Acontece que, de tão poucos que apareciam, nós não tinhamos a mais puta vaga idéia de quantidade. Sim, eles são muitos e o youtube nos aproximou desses talentos escondidos nos conservatórios, nas salas de estar, nas cidadezinhas, nos ateliês solitários, mundo afora.

Um dos papeis mais nobres do youtube é, sem sombra de dúvidas, dar voz aos talentos que até pouco tempo atrás eram calados pela distância.

Com vocês, George Li, um "filho da putinha" que tem a moral de tocar o segundo concerto de Camille Saint-Saëns como quem toca o Bife.

Nenhum comentário: